Minha querida filha,

Olá, princesas !

Talvez seja este meu último post. Foi maravilhoso o tempo que passei aqui, compartilhando um pouquinho da minha maneira de pensar com cada uma de vocês. Seus comentários, críticas e elogios foram fatores importantíssimos para que eu buscasse melhorar diariamente e me tornar a pessoa que sou hoje. Mas, a medida que crescemos, ganhamos responsabilidades e passamos a ter outras prioridades.

Aqui fiz amizades, dei muitos conselhos,  recebi muito carinho e o contrário também é verdadeiro.
Vocês ainda poderão me encontrar nas redes sociais que faço uso quase que diariamente. Será um prazer tê-las como amigas.
Que Jesus abençoe a vida de cada uma de vocês ! Beijo grande !

Facebook      ♥ Twitter      ♥ Instagram

Minha querida filha,

Todo Natal eu passo pelo mesmo problema de ter de escolher que presente dar a você. Sei que há várias coisas das quais você certamente iria gostar, como livros, jogos, roupas etc. Porém, eu sou muito egoísta. Sempre quis dar a você algo que iria durar mais do que alguns meses ou anos. Sempre quis dar para você um presente que lhe faria se lembrar de mim a cada Natal, para sempre.

Se eu pudesse lhe dar apenas um presente, o qual você pudesse carregar consigo para sempre, esse presente seria algo aparentemente muito trivial, mas que me tomou vários anos para que eu finalmente o entendesse. Esse presente seria uma verdade aparentemente simples, porém libertadora. E se você aprendê-la agora, essa simples verdade poderá enriquecer sua vida de incontáveis maneiras. Mais ainda: ela poderá lhe poupar de ter de enfrentar vários problemas que já machucaram muitas pessoas que simplesmente nunca a aprenderam.

Essa verdade aparentemente simples, porém libertadora, é a seguinte:


Ninguém deve nada a você.
  • Importância:


Como pode uma afirmação tão simples ser importante? Pode não parecer, mas entendê-la realmente pode ser uma bênção para toda a sua vida.

Ninguém deve nada a você.

Isso significa que nenhuma outra pessoa está vivendo para você, minha filha. Ninguém está nesse mundo para satisfazer suas reivindicações. Ninguém está vivendo em função de você. Simplesmente porque nenhuma outra pessoa é você. Cada pessoa vive por si própria; a felicidade de cada pessoa é algo único e particular, algo que somente ela pode sentir e ninguém mais.

Minha filha, quando você entender que ninguém tem a obrigação de dar a você a felicidade ou qualquer outra coisa, você será libertada e nunca mais terá expectativas em relação a coisas que provavelmente nunca serão como você quer.

Isso significa, por exemplo, que ninguém é obrigado a amar você. Se alguém a ama, é porque existe algo de especial em você que dá felicidade a essa pessoa. Descubra o que é essa coisa de especial que você tem e se esforce para amplificá-la. Assim você será ainda mais amada.

Quando as pessoas fazem algo por você, é simplesmente porque elas querem — porque você, de alguma forma, propicia a elas algo de significativo que faz com que elas queiram agradar você. Elas não agem assim somente porque devem algo a você.

Ninguém deve nada a você.

Da mesma forma, ninguém tem de gostar de você. Se seus amigos querem estar perto de você, não é porque eles se sentem nessa obrigação; é simplesmente porque eles se sentem bem estando com você. Descubra o que os deixa felizes e os faz se sentirem bem, e eles sempre irão querer estar perto de você, sem pedir nada em troca.

Ninguém tem a obrigação de respeitar você. Algumas pessoas podem até mesmo ser cruéis com você. Porém, tão logo você entenda que as pessoas não têm a obrigação de ser bondosas com você — e que, consequentemente, elas de fato podem ser más com você —, você irá aprender a evitar aquelas pessoas que podem lhe ser nocivas. Lembre-se de que você também não deve nada a elas... Vivendo a sua vida.

Ninguém deve nada a você.

Você deve apenas a você mesma a obrigação de ser a melhor pessoa possível. Porque apenas se você for assim é que as outras pessoas irão querer estar com você e irão querer dar a você as coisas que você quer em troca daquilo que você está dando a elas. Essa é a única maneira moralmente correta de se obter as coisas que você quer. Nunca exija nada de ninguém. Apenas faça por merecer.

Algumas pessoas irão optar por se afastar de você por motivos que nada têm a ver com você. Quando isso acontecer, procure em outro lugar as relações que você quer. Não faça com que os problemas de outras pessoas sejam também o seu problema.

Assim que você aprender que precisa fazer por merecer o amor e o respeito dos outros, você jamais irá esperar coisas impossíveis; e, por conseguinte, jamais terá decepções. Da mesma forma que as outras pessoas não têm a obrigação de compartilhar a propriedade delas com você, elas também não têm a obrigação de lhe devotar sentimentos e pensamentos.

Se elas o fizerem, é porque você fez por merecer essas coisas. E aí você terá todos os motivos para se sentir orgulhosa do amor que você recebe, do respeito dos seus amigos, da propriedade que você adquiriu. Porém, jamais pressuponha que tais coisas são fatos consumados. Se agir assim, você irá perdê-las facilmente. Essas coisas não são suas por direito. Não existe algo como "ter direito" a essas coisas. Você sempre terá de fazer por merecê-las.

  • Minha experiência:


Um grande fardo foi retirado dos meus ombros no dia em que finalmente entendi que o mundo não devia nada a mim. Por muitos anos acreditei que havia coisas a que eu tinha direito pelo simples fato de ter nascido. E isso fez com que eu passasse por grandes desgastes — físicos e emocionais — em minha tentativa de coletar esses "direitos".

Ninguém deve a mim respeito, amizade, amor, cortesia, conduta moral ou inteligência. O mundo não me deve nada. E tão logo eu passei a reconhecer isso, todas as minhas relações imediatamente se tornaram muito mais gratificantes. Concentrei-me apenas em estar com aquelas pessoas que queriam fazer as coisas que eu queria que elas fizessem.

Essa compreensão de mundo permitiu que eu me desse bem com amigos, sócios comerciais, clientes, amores e estranhos. Sou constantemente relembrado de que só irei conseguir o que quero se puder entrar no mundo da outra pessoa. Eu tenho de entender como ela pensa, o que ela crê ser importante e o que ela quer. Somente assim eu poderei ser útil para ela e, com isso, conseguir as coisas que eu quero.

E somente então eu serei capaz de discernir se eu realmente quero estar envolvido com tal pessoa. Isso me permite selecionar bem as minhas relações, poupando-me de dissabores; e me permite também direcionar minhas energias apenas para aquelas pessoas com as quais eu realmente tenho mais coisas em comum.

Não é fácil resumir em poucas palavras aquilo que levei anos para aprender. Porém, talvez se você reler esse presente a cada Natal, seu significado ficará mais claro a cada ano.

Eu realmente espero que isso aconteça. Sendo seu pai, quero acima de tudo que você entenda essa simples verdade, a qual pode libertá-la para sempre.



- Harry Browne , o falecido autor de Por que o Governo Não Funciona e de vários outros livros, foi candidato à presidência dos EUA pelo Partido Libertário nas eleições de 1996 e 2000.
- Tradução de Leandro Augusto Gomes

43 comentários

  1. Olá Joana,tudo bem?

    Muito bom este texto! Nos faz refletir bastante,não é mesmo? Indiquei seu Blog para uma TAG: Vamos brincar!. Confere Lá: http://clubedoslivros.blogspot.com.br/2013/12/tag-vamos-brincar-liebster-award.html

    Estou seguindo seu blog!Se gostar do meu Blog, siga de volta.

    Abraços
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse texto *---* Concordo com tudo, muito lindo mesmo.
    Nossa, quanto tempo eu não venho aqui, rs, mas voltei!
    Beijos, Geração de Fé

    ResponderExcluir
  3. Belo texto! *-*
    Cada vez que visito seu blog está mais perfeito ainda.

    Espero sua visita:::
    http://brilhandoemeioastrevas.blogspot.com.br/2013/12/um-pensamento-pro-futuro.html

    @Cinthya_rachel_

    ResponderExcluir
  4. oiiii flor, comecei meu blog hoje
    vou te acompanhar, amei aqui s2
    passa no meu blog:
    http://gilvaniagil.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo mesmo , amei!
    Obrigada pela visita :-)
    Feliz Ano Novo! Com muita paz , alegrias e realizações!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  6. GRACIAS POR TU COMENTO!
    Passando pra desejar um ótimo y Feliz Ano Novo! Muitas bençãos e felicidades em 2014
    Quando puder, retribua, e de uma visitinha ao meu blog
    tr3ndygirl.com
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Amei o texto!Seguindo aqui!Um feliz ano novo pra vc! tudo de bom! Sucesso!Bjs!

    http://fabulousstylish.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito lindo o texto,

    Seguindo, retribui?
    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Lindo texto! Parabéns :)

    Lhe desejo um 2014 maravilhoso e repleto de coisas boas. Que não lhe falte amo, paz, saúde, alegrias, harmonia e que você tenha conquistas, sonhos e realizações. ^^

    Beijos, Té
    bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  10. O autor como ele mesmo disse deve que passar por essas experiências para entender, o texto parece mais Deus falando aos homens, se a gente fazer o próposito de reler o texto sempre antes de nos envolvermos afetivamente com outrem, seja amigo, familia etc, vamos saber analisar antes da amizade se ela dará certo ou não, é um texto que motiva a felicidade no dia a dia, com convivências saudavéis e amigos de verdade é isso que precisamos, quantas vezes forçamos simpátia para não romper amizades que por hora nos são favoravéis? É preciso ter a capacidade de por fim ou entender e amar do jeito que é. Vou até imprimir o texto e repassar aos amigos.
    Bjo e obrigada por me apresentar teu blog e comentar no meu cantinho!
    Feliz 2014 *--*
    Meu Mundo Em Transição

    ResponderExcluir
  11. Nossa que texto lindo.
    Desejo tudo de melhor no próximo ano querida.
    Que o Senhor te abençoe e te guarde. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muuito bom o texto, arrasou (:

    FELIZ ANO NOVO pra você e para toda a sua familia , boas festas !
    Da uma passadinha no meu blog? Beijos :*
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa que texto maravilhoso! Bem duro para alguns, mas esclarecedor e confortante para outros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Essa com certeza é uma grande lição e o texto é bem inspirador.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Lindo..
    Feliz 2014!
    Cate-land.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A paz do Senhor.
    Fiquei muito feliz pela sua visita no Palavra de Deus é semente, muito obg, feliz ano novo para você também, com muitas paz, saúde e alegria, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Nossa, cada vez que visito me encanto!!!
    Adorei o texto e é ótimo para refletir.
    Parabéns mesmo.

    Feliz ano novo, feliz 2014!
    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que mensagem mais linda, ela deve ser guardada para sempre para ser lida um dia.
    Um feliz ano novo! Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Que lindoooooooo!! <3
    Amei!!!

    Desejo um 2014 cheio de paz, realizações, sonhos e amor para você!
    Beijos!
    Batom De Framboesa

    ResponderExcluir
  20. Mensagem muito linda e para ser refletida!
    Um feliz 2014 querida :)

    Um beijo.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  21. legal
    feliz ano novo
    livro-azul.blogspot.com.br
    @livroazuis

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o texto.
    Retribuindo a visitinha e seguindo.
    Feliz 2014 ! Desejo muita saúde , paz e sonhos realizados !
    Bjs!
    pordosolblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei o texto, muito bom!
    beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. lindo texto, nos faz refletir muito, :}
    beeeeijão!
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei o texto! Realmente, quando a gente faz algo não espera e nem deve esperar algo em troca e se alguem faz algo pelaa gente a gente só deve agradecer pela atenção e pelo que a pessoa se doou por aquilo, não?
    Feliz ano novo! :D
    Um beijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ain *---*
    Amei viu... Concordo com certeza...

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Wooow . Que linda mensagem *-* Amei. O conteudo dele , eh bastante inspirador! Se possível viisita o meu blog e segue ele? Obrigada, beijos. Www.beijodacamyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. post cheio de sabedoria, adorei :)

    ***FELIZ 2014***

    Muito obrigada por comentar lá no blog, sempre me avise de novas atualizações aqui!

    Beeeijooos, @re_becah

    www.blogdareh.com.br
    www.youtube.com/blogdareh
    www.facebook.com/blogdareh

    ResponderExcluir
  29. Oi linda obrigada pela visita ao meu blog. Retribuindo aqui, FELIZ 2014!!!
    Vim deixar uma mensagem para você, espero que goste.

    A vida é muito curta.
    Por isso quebre as regras de vez em quando.
    Mas, Perdoe rapidamente.
    Beba lentamente.
    Ame verdadeiramente.
    Ria incontrolavelmente.
    E nunca se arrependa de nada que te faça sorrir!!!

    Se você quiser seguir meu blog o link é esse:

    http://zenilda-tempodeamar.blogspot.com.br/

    Beijusss flor

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo texto, muito bom.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nossa, que palavras lindas. Não conhecia o texto ainda, mas confesso que fiquei um pouco emocionada ao ler ele.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Que lindo textooo me emocionou !

    Bisous
    http://raahamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Lindoo texto
    Um bom final de semana
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Um dos melhores textos que li hoje!

    Tem post novinho, passa lá!
    woolovely.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi, sumiu do blog?! saudades!!! http://musikeiroscia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Aí que lindo, amei esse texto
    é pura verdade

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  37. Saudades de você mocinha!!!, sumiste :(' Como está? e o blog está lindo, não pare!

    https://reinaemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Mude por favor o link do "Adolescentes de Deus" nos blogs amigos? Porque mudei de url e nome do blog!!
    E siga novamente se quiser

    http://reinaemnos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Texto lindo. Vc n vai voltar com o blogÉ Bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.ca/

    ResponderExcluir
  40. sigam diário de uma cristã http://girl-of-christ.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Oi gente eu sei que é um blog de meninas mais me ajuda a espalhar o meu pfv, ele ainda está em montagem!!! http://danielcartoons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir

~ Obrigada por comentar ! (:
Volte seempre ! ♥

-Não aceitamos tags e selinhos.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger